De cabeça baixa


Prosas Cariocas, Granta, Lettrétage
julho 9, 2012, 7:19 pm
Filed under: Sem-categoria

Há oito anos, Marcelo Moutinho e eu organizamos uma antologia chamada Prosas Cariocas. Escolhemos 16 autores para escrever contos sobre os bairros do Rio. Na época, grande parte dos autores tinha menos (ou bem menos) de 30 anos e no máximo dois livros individuais publicados. A maioria, no entanto, era inédita.

 

A divulgação de duas listas recentes – Granta e Lettrétage – me fez perceber que seis daqueles autores do Prosas estão em uma das coletâneas (J.P Cuenca e Vinicius Jatobá na primeira e Mariel Reis, Cecilia Gianetti, Antonia Pellegrino e eu, na segunda). Não cabe aqui juízo de valor ou qualidade literária. Vale apenas a menção para um norte que uma seleção realizada em 2004 nos mostra em 2012.

 

Ainda naquela turma do Prosas estão Adriana Lisboa (hoje premiadíssima e que na época tinha publicado dois romances), o próprio Marcelo Moutinho (que teve seu mais recente livro selecionado entre os finalistas do Portugal Telecom), Henrique Rodrigues (poeta publicado e autor de diversos livros infantis) e Miguel Conde (jornalista e curador da Flip – o cacula da turma – na ocasião ainda universitario, se nao estou enganado).

 

Caso adicione o livro Paralelos, do mesmo ano e com nomes repetidos, juntam-se a esse grupo Tatiana Salem Levy (na Granta) e Paloma Vidal (Lettrétage).

 

Uma panela desde então, poderão dizer os mais raivosos. Como estão enganados! Grande parte dos citados nada têm em comum literariamente ou mesmo em termos de convívio social. Muitos nem se falam, alguns se odeiam.

 

E em tempo, vale muito o que disse Jennifer Egan na Flip, ao ser perguntada sobre o Nobel (e outros prêmios literários). Ela, que ganhou o Pullitzer, respondeu:

 

“Conta muito a sorte, os jurados daquele ano [ou concurso] gostarem do seu livro, do que escreveu.”

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: