De cabeça baixa


Vidraça
março 5, 2008, 1:21 pm
Filed under: De cabeça baixa, Mercado editorial

“O sujeito faz um trailer e não satisfeito ainda faz um blog para falar do próprio livro. Aí já é demais”.

Ninguém ainda me falou nada disso, mas me antecipo aos comentários maldosos, e explico. O blog só existe, o trailer só vai vir a público por um motivo: para que pessoas que nao me conhecem saibam da existência e queiram ler o livro, tenham conhecimento de que nas livrarias, seja na vitrine ou estante, existe um romance escrito por Flávio Izhaki chamado De cabeça baixa, editado pela Guarda-chuva.

O trailer e o blog não existem sem o livro. Para cada pessoa que ler esse blog ou assistir ao trailer e não tiver vontade de ler o livro, terei fracassado. No final, a coluna dos fracassos – para continuar a usar o termo forte – pode estar mais cheia do que a de quem comprou o livro. Mas feitas as contas, mesmo com mais fracassos, minha esperança é justamente a de que não terei fracassado. Pois cada leitor que consiga fisgar para o livro será um sucesso enorme num mercado editorial que ainda não lê a literatura contemporânea brasileira. Fala sobre ela, mas não lê.

Se é preciso apelar para certas ferramentas de marketing, vamos em frente. Nada do que está aqui ou no trailer desabona a literatura. Não podemos esquecer disso. Não quero me promover, e sim o livro.

Investimento em banner seria feio, consignação maciça para livrarias, primeiro capítulo encartado em outros livros, flash mob de leitores em metrô de São Paulo?

Para chegar aos leitores, tudo isso vale, as editoras usam esses expedientes nos best-sellers, no orçamento do livro esta prevista essa verba. Eu não tenho verba: esse blog é gratuito, só tomou e toma tempo; o trailer me custou cerca de 100 reais, almoço para os abnegados que ajudaram em pleno fim de semana e dois táxis para levar os equipamentos de lá para cá.

Talvez não adiante. Mas a consciência estará tranquila. É preciso tentar ser lido. Escrever não espera para ouvir o eco da vergonha.


8 Comentários so far
Deixe um comentário

Flávio,

Um boa sorte no lançamento.Comparecerei com a patroa e minha filha. Vale, nesta luta desigual, promover o livro, com honestidade – isto está demonstrado no esforço através do blog e o trailler. Meus parabens!

Comentário por Mariel Reis

Valeu, Mariel.
Espero que a leitura desse esforço seja justamente essa: promover com honestidade.
Abraço,
Flávio

Comentário por decabecabaixa

Tá prometendo, rapaz. Estou curioso pacas pra ler.
Abração e parabéns desde já.

Comentário por Henrique

O problema é prometer e não cumprir, Henrique. Aliás, no livro tem exatamente essa frase.

Dias desses comento essa coisa de “promessa”.
Ab,
Flávio

Comentário por decabecabaixa

flávio, parabéns pelo livro. quero muito ler logo!! tomara que abra muitas portas para o sucesso que você merece.

grande abraço!

Comentário por gustavo.

BOla pra frente, compadre.

Comentário por Marcelo

Passo as livrarias de SP assim que souber, Gustavo.

Valeu, Marcelo!

Flávio

Comentário por decabecabaixa

[…] querer repetir o que escrevi no post Vidraça, o blog e o trailer só existem para que pessoas tenham interesse em ler De cabeça baixa. (Sem […]

Pingback por Nas livrarias « De cabeça baixa




Deixe um comentário